Você já ouviu falar em Geoterapia? Talvez você não conheça esse tratamento pelo nome, mas pode já ter ouvido falar sobre Argiloterapia e procedimentos terapêuticos baseados nas propriedades curativas da natureza. É justamente nisso que consiste essa técnica!
Em poucas palavras, a Geoterapia é a terapia da terra, que se utiliza de elementos naturais como barro, pedras e argila para tratar o corpo, equilibrar o organismo, manter e recuperar a saúde. Quer conhecer alguns motivos para apostar na Geoterapia? Então confira o nosso artigo!
É uma terapia segura e comprovadamente eficaz
O uso medicinal da argila é milenar e, apesar da sua popularização ter acontecido de maneira empírica, hoje em dia há inúmeros estudos clínicos, acadêmicos e científicos que comprovam a sua eficácia em diferentes áreas da saúde.
A Geoterapia não acarreta prejuízos para o corpo. É uma prática segura e que traz inúmeros benefícios para a saúde, apresentando um alto poder desintoxicante e regenerador.
A Geoterapia é uma opção prática e acessível
Simples e barata, a Geoterapia é uma excelente opção terapêutica para quem deseja resolver problemas de pele, dores musculares, artrose, fraturas, feridas não cicatrizadas, dentre outras complicações. Além disso, é uma prática bem acessível, já que a argila pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais. Vale destacar que sua eficácia pode ser ainda maior se houver a intervenção de clínicas e profissionais especializados.
A terapia da terra é multifuncional
A Geoterapia, como já foi mencionado, pode melhorar a saúde em diferentes aspectos. Ela possui efeito bactericida, cicatrizante e anti-inflamatório. Além disso, a argila é capaz de filtrar as impurezas do corpo, reduzir a acne, renovar as células, diminuir medidas, minimizar o efeito de cólicas, melhorar a circulação sanguínea, prevenir o envelhecimento da pele, despigmentar manchas cutâneas e muito mais!
A aplicação é simples
A Geoterapia pode ser aplicada de diferentes maneiras, misturando diferentes componentes ou usando apenas água e argila. A aplicação mais frequente da Geoterapia/Argiloterapia é em forma de cataplasmas. Vale destacar que o cataplasma é uma pasta de argila que deve ser aplicada diretamente sobre a região a ser tratada.
Você encontrará a argila perfeita para o seu tratamento
Para cada tipo de problema existe uma argila específica, e certamente você encontrará o produto perfeito para o seu tratamento. Confira a seguir os tipos de argila:
- Argila Branca: Devido à alta porcentagem de alumínio contida nessa argila, ela apresenta propriedades cicatrizantes e antissépticas. Esse tipo de argila é indicado também para o tratamento de manchas nas peles mais sensíveis.
- Argila Verde: Essa argila possui efeito desintoxicante e costuma ser utilizada na esfoliação do couro cabeludo, a fim de potencializar o crescimento dos fios.
- Argila Preta: A argila preta, também conhecida como lama negra, é mais rara e se mostra eficiente no combate a inflamações e alívio do estresse.
- Argila Marrom: Essa argila é usada com frequência no tratamento de acne, rejuvenescimento da pele, ativação da circulação e na redução da oleosidade cutânea.
- Argila Rosa: Essa é a mais suave dentre todas as argilas. Ela resgata a luminosidade da pele, absorve toxinas e promove a hidratação da cútis.
- Argila Cinza: Advinda das regiões vulcânicas dos Estados Unidos, essa argila possui ação secativa, sendo indicada para o tratamento de pele.
E aí, você acredita no poder da Geoterapia? Possui alguma experiência com esse tipo de tratamento? Compartilhe através dos comentários!